(RE) EDUCAÇÃO EMOCIONAL / PSICOPEDAGOGIA

1/7

Atendimentos


Para marcar um horário ligue (48) 99601-2847
ou escreva para fabia@reverbera.com.br

Ao trabalhar com crianças, desenvolver uma boa Educação Emocional ajuda muito na construção de um futuro jovem e logo mais adulto que sabe o que sente e assim pode controlar suas emoções!

 

Ao trabalhar com adultos, a ideia é (re) Educar Emocionalmente para que o reconhecimento de emoções nasça e comece a fazer parte da vida e que desde o momento da tomada de consciência em diante, a vida possa ser cada vez mais tomada nas mãos!

 

Acredito que todo aprendizado antes de passar pela cognição passa pela emoção! Se não estamos afinados com nossas emoções será bastante difícil aprender a lidar com a vida e com qualquer outro aprendizado que possa vir dela! Sendo assim, quanto mais cedo aprendemos a lidar com nossas emoções, mais felizes seremos!

 

Por meio da psicopedagogia procuramos compreender o processo de aprendizagem do indivíduo, levando-se em consideração seus aspectos emocionais, cognitivos e biológicos, sua história, família, e ambiente escolar e, a partir da análise deste contexto, proporcionar condições para seu desenvolvimento pessoal.

 

Como psicopedagoga busco introduzir novos elementos à criança transformando seu olhar sobre o aprender.

 

Por meio da (re) Educação Emocional facilito o desenvolvimento da Resiliência, ensinando a reparar os danos emocionais e a lidar com as dificuldades da vida. Algumas outras habilidades desenvolvidas que ajudam a caminhar são: aprender a ouvir a si mesmo, identificando, reconhecendo e sentindo as próprias emoções e as do outro; reconhecer o outro, criando assim empatia, aprendendo a se colocar no lugar dele; desenvolver autocontrole emocional e cooperação. Ao iniciarmos a vida com um sistema de crenças mais aberto e disponível ao mundo, aprenderemos formas de agir e não reagir as situações que a vida nos traz.

 

Com as crianças metodologia é toda baseada na Ludoterapia e na Arteterapia. Inclui as técnicas de Artes e Brincadeiras que envolvem as artes visuais, musicais, dramáticas, corporais. Através de atividades de pintura, escultura, colagem, uso de instrumentos musicais, jogos dramáticos, jogos corporais, historias, brincadeiras vamos desenvolvendo mais precisamente sete (Lingüística, Musical, Espacial, Corporal Cinestésica, Intrapessoal, Interpessoal, Existencial) das nove Inteligências Múltiplas que são intrínsecas do ser humano e muitas vezes não cuidadas no dia a dia.

 

Essas inteligências facilitam o aprendizado emocional e consequentemente facilitarão o aprendizado cognitivo.

 

Com os adultos além da Arteterapia, podemos lançar mão dos Florais e de outros caminhos como as Constelações Familiares, Grupos de Estudo de Pathwork para o bom desenvolvimento de uma nova percepção Emocional. Enfim, a técnica que mais de adeque à pessoa!