ARTETERAPIA

1/7

Atendimentos


Trabalho com pessoas de todas as idades, individual, casais, famílias, grupos e comunidades.
Ofereço meus serviços em contextos que incluem também instituições sociais, empresas, escolas e ateliês. 

 

Para marcar um horário ligue (48) 99601-2847
ou escreva para fabia@reverbera.com.br

A Arteterapia possibilita que, por meio da expressão através dos vários canais artísticos e do refletir sobre os processos e trabalhos resultantes, as pessoas possam ampliar o conhecimento sobre si e sobre os outros; aumentar sua autoestima; lidar melhor com sintomas, estresse e experiências traumáticas; desenvolver recursos físicos, cognitivos e emocionais e desfrutar do prazer revitalizador do fazer artístico.

 

Arteterapeutas são profissionais com treinamento tanto em arte como em terapia e são, portanto, capacitados a conduzir este processo, pois têm conhecimento sobre desenvolvimento humano, teorias psicológicas, práticas clínicas, tradições espirituais, multiculturais e artísticas e sobre o potencial curativo da arte. 

 

Um dos principais objetivos da Arteterapia é facilitar ao sujeito um contato com seu próprio universo imaginário e simbólico, possibilitando, dessa forma, novas descobertas e ampliação do conhecimento sobre si mesmo. É tornar consciente sentimentos que impedem o pleno desempenho do indivíduo em sua relação consigo mesmo e com o outro.

 

A Arteterapia é uma ferramenta que facilita o desenvolvimento do processo criativo. Além de todos os benefícios que a arte nos traz, facilita a aquisição de habilidades como, flexibilidade, intuição, confiança, descontração, ousadia, lucidez, etc. Para adquirir tais habilidades, é preciso ter boa vontade, paciência e entrega ao seu processo.

 

Pensamos muitas vezes que criatividade é algo que artistas, escritores, dançarinos, compositores, etc, tem naturalmente e que para as pessoas comuns é algo inatingível. A criatividade é misteriosa, não há teoria cientifica que a justifique. Até mesmo as pessoas que são muito criativas não sabem de onde ela vem. As ideias criativas são inesperadas e quase sem consciência de como acontecem. Simplesmente surgem! E surgem do espírito, pois nossa mente não abrange entendimento possível para esse fenômeno.

 

Por isso, para nos conectarmos com essa força de criação, 

devemos nos conectar com nossa alma e com nosso coração. Para poder fazer esse contato é preciso nos livrar dos medos que nos prendem a uma vida em que fazemos algo apenas por necessidade ou obrigação.